PILATES CLÍNICO

O Pilates é um método de exercícios criado por Joseph Pilates, inspirado no yoga, zen budismo, meditação, artes marciais e em exercícios da antiga Grécia e Roma.

O Pilates é um método de exercícios criado por Joseph Pilates, inspirado no yoga, zen budismo, meditação, artes marciais e em exercícios da antiga Grécia e Roma.
O Pilates Clínico baseia-se no Pilates Tradicional, e foi desenvolvido na década de 90
do século passado por fisioterapeutas através de estudos científicos para comprovar os seus benefícios na saúde. Proporciona melhor postura, maior capacidade respiratória e cardiovascular, diminui os níveis de stress e de tensões musculares, aumenta a densidade óssea, prevenindo a osteoporose, promove a flexibilidade, a resistência e a força muscular, o equilíbrio, a coordenação motora e a concentração. Com a reeducação do movimento e da postura permite prevenir lesões, aumenta a consciência corporal integrando uma mente sã num corpo são.
No Pilates Clínico é realizada uma primeira avaliação, que proporciona um diagnóstico das zonas corporais que mais necessitam de ser treinadas e, por conseguinte, de quais os exercícios mais adequados a cada aluno.
É indicado para a população em geral, mas pode ser específico para casos particulares como: doentes oncológicos, gestantes, desportistas, idosos…

Venha participar dos benefícios do Pilates Clínico connosco.

+

Osteopatia

A Osteopatia utiliza o tratamento manual visando o funcionamento exemplar do aparelho músculo-esquelético. Se este aparelho se encontrar em disfunção, a harmonia do indivíduo como um todo está comprometida. Porém o corpo tem capacidades para se reequilibrar, o osteopata ajuda esse processo, devolvendo a harmonia corporal, sensação de bem-estar e saúde.

O diagnóstico osteopático utiliza avaliação própria para detetar a origem do problema e quais as estruturas que se encontram em desequilíbrio.
“É uma ciência terapêutica global, cujo principal objetivo é restaurar o bom funcionamento do todo orgânico. O trabalho do osteopata é também preventivo, evitando que disfunções assintomáticas se tornem dolorosas. É eficaz como complemento a práticas médicas e baseia-se numa abordagem holística encarando o corpo como um todo inserido no seu meio ambiente.” (Federação Portuguesa de Osteopatas)

Venha participar dos benefícios da Osteopatia connosco.

+

Terapia Sacro Craniana

A Terapia Sacro Craniana foi criada pelo Dr. John Upledger, médico, osteopata, professor de biomecânica e investigador da Universidade Estatal de Michigan nos Estados Unidos da América.

A Terapia Sacro Craniana utiliza um tratamento manual muito suave, que avalia e aperfeiçoa a função do sistema sacro craniano, o qual inclui as meninges e o líquido cefalorraquidiano que envolvem e protegem o cérebro e a espinal medula, no sistema nervoso central (SNC). O saco dural, que acomoda e protege estruturas do SNC, se exposto a tensões anómalas pode causar problemas em diferentes zonas do organismo. Estas restrições podem ser libertadas pelo terapeuta, sem impedir o processo fisiológico normal e facilitando a sua regulação.
Sendo aplicada muito suavemente é indicada à população em geral, de qualquer faixa etária, particularmente aos mais fragilizados, sem diminuir a sua eficácia terapêutica. Raramente tem contraindicações e pode ser complementar a outras terapias convencionais ou não. É utilizada em muitos problemas de saúde, na prevenção destes ou apenas para a melhoria do bem-estar.
Algumas das situações encontradas na nossa prática clínica são: enxaquecas, dismenorreia, distress, dores musculares e articulares, falta de energia, problemas respiratórios, circulatórios, digestivos, emocionais ou de aprendizagem, mas muitas outras condições podem beneficiar da terapia sacro craniana.

Venha participar dos benefícios da Terapia Sacro Craniana connosco.

+

REIKI

O Reiki é uma terapia complementar dentro das Terapias e Medicinas de Campo Bioenergético. É uma técnica japonesa que aceita que tudo no Universo é feito de energia e que a mesma flui à nossa volta e dentro de nós.

É efetuado uma técnica sem contacto ou com um contacto leve no corpo ou numa área deste, sendo orientada a “Energia Universal” (Reiki) para as zonas mais necessitadas do utente e prezando a integridade deste. Não realiza diagnóstico, mas pretende realinhar o fluxo de energia vital, trazendo o equilíbrio energético ao corpo e uma sensação de bem-estar geral. O Reiki pode atuar como terapia profilática e em situações de doença, mesmo em cuidados paliativos. O Reiki por si não cura, mas aumenta a aptidão autocurativa do utente estimulando as defesas do corpo.
Diversos hospitais pelo mundo acolheram o Reiki como uma terapêutica complementar à medicina convencional. Não exclui outras medicinas ou terapias e quando utilizada concomitantemente aspira aumentar a sua eficácia.

Venha participar dos benefícios do Reiki connosco.

+

REFLEXOLOGIA

A Reflexologia é uma terapia milenar que aplica manualmente diferentes pressões em zonas dos pés e das mãos, com o objetivo de estimular o poder autocurativo do utente.

O sistema nervoso, como órgão de comunicação e coordenação do organismo, permite múltiplas reações reflexas no corpo. As relações entre a superfície e o interior do organismo ocorrem em ambos os sentidos, ou seja, através de reflexos víscero-cutâneos e cutâneo-viscerais. Investigações médicas descobriram que a dor não se manifesta apenas na área lesionada, mas que se pode refletir nas áreas vizinhas, devido ao grande número de comunicações do sistema nervoso vegetativo.
Através da palpação e exploram-se os pontos reflexos das áreas em desequilíbrio energético, conduzindo ao diagnóstico
As manipulações precisas nas zonas reflexas dos pés ou mãos que correspondem aos órgãos afetados atuam como tratamento, podendo ser complementares a outras terapias e proporcionando bem-estar físico e psíquico.

Venha participar dos benefícios da Reflexologia connosco.

+

Passeios (lugares históricos de Portugal)

Estes passeios a lugares históricos contam com o apoio do Arquiteto Eduardo Pinto Coelho, guia dos mesmos e com conhecimentos de História, Arquitetura e Simbologia.

Veja mais sobre os vários passeios realizados e clique aqui para aceder aos álbuns de fotos.

+

OUTRAS ATIVIDADES LÚDICAS E OCUPACIONAIS

Brevemente…

Brevemente…

+
Livro de Reclamações Eletrónico